quarta-feira, 2 de outubro de 2013

POR QUE JESUS PERMITIU QUE OS DEMÔNIOS ENTRASSEM NOS PORCOS?

A pergunta se refere ao episódio em que Jesus se encontra com um homem endemoninhado na terra dos gerasenos e os demônios suplicam a Jesus que os mande para uma manada de porcos, Jesus permite, e eles lançam os porcos em um despenhadeiro matando-os (Marcos 5:1-16)

É uma pergunta freqüente e que tem respostas as mais estranhas. Já ouvi que Jesus teria permitido para mostrar aos habitantes daquela região que porcos eram animais imundos e que a morte deles seria como que um castigo por desobedecerem aos mandamentos de Deus. Resposta sem nenhum fundamento, pois a região era habitada por pessoas de origem não judia. Decápolis era uma região com dez cidades de origem grega e aquelas pessoas não tinham nada a ver com as Leis do Antigo Testamento. Também já ouvi alguém dizer que Jesus teria permitido para demonstrar sua autoridade sobre os demônios, o que é um pensamento estranho também, pois os demônios já estavam implorando a Jesus que não os mandasse para longe daquele país.

Na realidade só compreenderemos a atitude de Jesus á luz do próprio contexto. Primeiramente devemos observar que os demônios pediram a Jesus que não os atormentasse. A palavra grega é basanizo que significa atormentar, mas que tem a sua origem na luta no mar contra ventos contrários. Ou seja, estavam pedindo a Jesus que não os atormentassem fazendo oposição a eles. Isto significa que estavam à vontade naquela região, sem qualquer tipo de oposição por parte de qualquer pessoa.
Em seguida observe-se que os demônios não queriam sair daquele país, o que significa também que estavam à vontade naquele lugar, podendo agir livremente.
E finalmente atente-se para o fato de que os tomadores de conta dos porcos, após a destruição da manada, saíram pela região a contar o que acontecera. Vindo pessoas de toda a região, viram o endemoninhado assentado, vestido e em perfeito juízo e temeram. Mas logo os que presenciaram os acontecimentos (os tomadores de conta dos porcos) disseram o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. O texto deixa claro que esta era a preocupação deles e que, logo em seguida eles começaram a rogar a Jesus que saísse da terra deles.

O que se conclui é que aquela terra era um lugar propício aos demônios. Que ao permitir que eles destruíssem a manada de porcos, Jesus estabeleceu uma situação que faria com que os habitantes daquele lugar se posicionassem com respeito a Ele, o Salvador. Ou se alegravam com a sua presença poderosa contra as trevas naquele lugar, ou rejeitavam a sua presença em prol da continuidade de suas vidas materiais. Ou se alegravam com a libertação do endemoninhado a quem viram completamente transformado, ou se entristeciam com Jesus por ter permitido que seus porcos fossem destruídos. O amor aos porcos falou mais alto e eles pediram a Jesus que se fosse dali.
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: